Mousse de chocolate

OgAAAIBzFYX6RpHNytQvQR5CKBjNR7fwNPG28a5C9mL033Vo8F3OYWosI4pu-TQmIQ2I9WYX0cu557m8TQUdBOKfpIQAm1T1UI_Y2C1cc8jE8AyaLf8h5P4P8Mnu

Ingredientes

Muito Nescau (umas 8 colheres ou mais se preferir)
1 Litro de Leite de Soja (Recomendo o Elegê)
5 Colheres de sopa de maisena
2 colheres de licor de cacau

Modo de preparo

Coloque o leite na panela/leiteira e dilua a maisena, com o Nescau. Ligue o fogo (baixo) e mexa, quando ele estiver bem cremoso coloque o licor, despeje em uma travessa transparente. A dica para cobertura é o chantilly (abaixo), com raspas de chocolate. A maioria dos chocolates “meio amargo” são veganos.

 

Muitos comentários são feitos sobre o uso do Nescau, por dois motivos:

1) Contém traços

O que são traços?

A inscrição “contém traços” em alguns alimentos industriais, quer dizer apenas que na mesma máquina que foi feita a versão sem leite (ou outro insumo) foi feita a versão com aquele insumo. Por exemplo, a massa de um biscoito que leva leite é feita num tijelão de uma máquina, ai depois esta tigela é limpa, mas pode acontecer de ficarem resíduos desta massa (traços) então é feito outro biscoito que não leva leite na receita, então este ultimo levará a inscrição (pode conter traços de leite).

Fonte: Guia Vegano

Ou seja, se alguém na sua casa não é vegan e você utiliza os mesmos pratos, talheres e demais utensílios (mesmo limpos após o uso) você já ingere traços.

2) É da Nestlé, que testa em animais

Eu sou vegan, não consumo produtos de origem animal ou testado em animais.

Uso Becel, que é da Unilever (testa alguns produtos em animais), mas não uso Rexona da mesma empresa. Eles testam o Rexona, a Becel não. Este é meu critério.
Os leites de soja sejam Ades, Shefa ou Elegê são de empresas que exploram animais, a Elegê explora vacas, até a Superbom que é a queridinha dos Vegans produz mel de abelhas, o creme de leite de soja que uso é da Batavo e eles abatem animais. Não existe empresa 100% ética e eu faço algumas escolhas na hora de comprar. Ninguém é obrigad@ a me seguir e podem adaptar qualquer receita que publico aqui substituindo qualquer ingrediente. Sintam-se livres.

Anúncios

  1. Débora,

    É dificil saber a origem da soja quanto a ser transgenica ou organica de verdade. Então, daria pra fazer com leite feito de amendoas e castanhas do pará?

    Quanto ao Nescau, pode ser feito com chocolate amargo e se precisar acrescentar açucar mascavo organicoa?

    Grato

    • O que são traços?

      A inscrição “contém traços” em algums alimentos industriais, quer dizer apenas que na mesma máquina que foi feita a versão sem leite (ou outro insumo) foi feita a versão com aquele insumo. Por exemplo a massa de um biscoito que leva leite é feita num tijelão la de uma máquina, ai depois esta tigela é limpa, mas pode acontecer de ficarem residuos desta massa (traços) então é feito outro biscoito que não leva leite na receita, então este ultimo levará a inscrição (pode conter traços de leite).

      Fonte: Guia Vegano

      Ou seja, se alguém na sua casa não é vegan e você utiliza os mesmos pratos, talheres e demais utensílios (mesmo limpos após o uso) você já ingere traços.

    • Concordo Bibi. Infelizmente por conta dessa “revolta” que muitos dos nossos colegas Veganos apresentam é que distanciam as pessoas que poderiam ser adeptas a essa linda filosofia de vida. Espero que consigamos manter a serenidade.
      Um obrigada especial para Débora por compartilhar conosco todas essas receitas, todos que quiserem podem fazer as devidas
      substituições para o que melhor lhes convirem.

  2. tá aí uma coisa que me irrita, quando me questionam porque uso tal coisa de tal empresa que faz testes, que comercializa carne, que faz isso, aquilo… pooooxa… a escolha é minha, a gente tem que é agradecer que essas empresas tem opções pra vegans e não vegans… não é porque a pessoa acha algo certo que ela deve impor isso pras outras, esse fanatismo de muitos vegans acabo comparando com os fanaticos das igrejas católicas e afins, ou seja, nada saudável. Acho o fim da picada questionar meu veganismo por conta da minha becel, ah vá….

    Sobre o mousse, me deu uma idéia do que fazer com um licor de grapa com nozes que tenho aqui em casa e tava afim de fazer uma sobremesa…

    bjuuus! fim final de ano e bom ano novo!

    • Pois é Sammy, também acho problemático reduzir o veganismo a simples questão do consumo!

      Faça a receita e depois nos conte!

      Um abraço, um Feliz Nateu e um Próspero Vegano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s