Almoço vegano básico, para dois.

Muita gente não se aventura na cozinha por nunca ter tentado pratos básicos, por isso, resolvi postar uma receita de almoço vegano. Renderá para duas pessoas, ou o almoço e a janta, caso more sozinho e queira cozinhar apenas para você. O prato será arroz, feijão com coentro e inhame, escarola com cheiro verde e alho poró e uma salada de chuchu com orégano. O tempo de preparo médio é de duas horas.  Duas horas porque prefiro fazer as coisas com calma, deixando a louça limpa ao mesmo tempo em que termino a comida. Se você cozinhar em dupla terminará mais rápido. As minhas medidas são em maior parte no “olhômetro”. É recomendável que prove aos poucos enquanto coloca os temperos, adequando ao seu paladar mais ou menos condimentado. Eu adoro um feijão bem temperado e com o caldo grosso, coentro, folha de louro e tudo o que tem direito um bom feijão vegano, mas se qualquer ingrediente não lhe agradar, faça as adaptações que julgar necessárias. Vamos lá:

Pré – preparo

Deixe o feijão na panela de pressão fechada com bastante água, de um dia para o outro. Nessa receita deixei por umas treze horas. No dia seguinte basta escorrer, lavar o feijão e colocar novamente na panela para cozinhar. Deixando seu feijão de molho ele rende mais, demora menos tempo para cozinhar e fica mais nutritivo. A quantidade de feijão usada foi cerca de três xícaras dele cru.

Feijão

1 cebola média, descascada e picada
4 inhames
4 dentes de alho grandes descascados e picados. (se você é novato na cozinha: Uma cabeça de alho é composta por vários dentes, como uma flor que possui várias pétalas).
Óleo para refogar
Quanto baste de coentro
Quanto baste de sal
2 Folhas de louro (eu não tinha em casa, mas fique a vontade para usar)
Uma pitada de pimenta do reino

Modo de preparo

Descasque os inhames, coloque-os na panela com o feijão (depois de lavado), cubra com cinco dedos de água.

Feche a panela e leve ao fogo médio até começar a pegar pressão. Sairá uma espuminha branca pelo pino, então é hora de desligar. Você pode esperar a pressão sair naturalmente, ou colocar a panela de pressão embaixo da torneira, levantando o pino com o garfo até que a pressão saia completamente. Se achar que o feijão não está macio o suficiente, retire o inhame (que muito provavelmente já estará tenro) e retorne o feijão para a panela de pressão por mais alguns minutos.

Em outra panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo, quando começar a dourar, acrescente o coentro, as folhas de louro, a pimenta do reino e o sal. Com uma concha, passe o inhame e o feijão da panela de pressão para essa panela com os temperos refogados, use essa mesma água para cobrir dois dedos acima do nível do feijão. Deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Prove, se necessário adicione mais sal, ou coentro. O inhame além de tornar o prato mais nutritivo e saboroso, engrossará ainda mais o caldo. Quando o caldo estiver grosso, desligue.

Arroz

1 xícara de arroz
½ cebola, descascada e picada
3 dentes de alho descascados e picados
Água quente
Sal

Modo de preparo

Em fogo médio, refogue a cebola e alho com o sal, quando estiver começando a dourar acrescente o arroz e deixe fritar por dois minutos, acrescente a água quente até cobrir uns dois dedos do nível do arroz. Abaixe o fogo, desligue quando começar a ouvir pequenos estalos na panela, verifique com um garfo se há água no fundo, caso não, tampe para cozinhar o restante com o vapor.

Salada de Chuchu

Dois chuchus, descascados e picados em fatias grossas
Sal
Orégano
Azeite

Modo de preparo

Em uma panela coloque o chuchu, duas pitadas de sal, cubra com água e leve ao fogo alto, com um garfo verifique se está macio, quando estiver desligue o fogo, escorra e tempere com azeite e orégano.

Escarola refogada

1 maço de escarola, lavado e cortado em tiras grossas
1 cebola média
Quanto baste de alho poró
Quanto baste de cheiro verde
Quanto baste de sal

Se você nunca cozinhou escarola antes, é bom saber que rende muito pouco, assim como a couve manteiga (aquela que comem com feijoada), um maço rende duas porções pequenas.  Mas quando crua e cortada em tiras a escarola tem bastante volume, então faça em uma panela grande para não derrubar grandes quantidades fora e não se assuste como ela ficará proporcionalmente pequena, depois de cozida.

Modo de preparo

Refogue a cebola, o alho poró e o cheiro verde, coloque o sal e acrescente aos poucos a escarola e vá mexendo até que ela esteja cozida. Desligue.

Pronto! Essa quantidade de arroz e feijão é suficiente para uma semana, com almoço e janta se cozinhar apenas para uma pessoa, considerando que goste de comer bem, é também uma receita econômica 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s